Instruções do Exame

Triclorocompostos Totais

Instruções para paciente

A urina pode ser de início ou final de jornada de trabalho, conforme pedido médico.
Recomenda-se coletar material do final da última jornada de trabalho da semana.
O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório.
Colher urina após retenção urinária de 4 horas.
Lavar as mãos com água e sabão. - Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.
Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente. Jejum não obrigatório



INFORMAÇÕES DO EXAME:
Os hidrocarbonetos alifáticos clorados tetracloroetileno, tricloroetano e tricloroetileno são absorvidos tanto por via respiratória quanto pela pele íntegra.
O tricloroetano está presente principalmente nas atividades de lavagem a seco, é usado como removedor de manchas, em propelentes, e na limpeza de máquinas. O tricloroetileno é utilizado em operações de fosfatização, como solvente, em desengraxantes e na lavagem a seco. O tricloroetanol (TCE) e o ácido tricloroacético (TCA) são os principais metabólitos encontrados no sangue e na urina. O processo de eliminação dos hidrocarbonetos alifáticos clorados é relativamente lento, podendo ocorrer certo acúmulo destes e de seus metabólitos em caso de exposição frequente.
Os efeitos locais em decorrência da exposição são dermatite, irritação nos olhos e trato respiratório superior. Os efeitos sistêmicos são depressão do Sistema
Nervoso Central, disfunção hepática, alterações renais, fibrilação ventricular e outras arritmias cardíacas. A exposição excessiva pode provocar narcose, cefaleia, sonolência, vômitos, náusea e diarreia. A dosagem de Triclorocompostos Totais na urina era recomendada para avaliação da exposição a Tricloroetano e Tricloroetileno até a atualização de 2020 da NR-7. Nesta,
o exame Triclorocompostos Totais não consta entre os indicadores biológicos indicados para a monitorização da exposição ocupacional a essas substâncias.