Leptospirose Aglutinação
Instruções para paciente
JEJUM MÍNIMO DE 4 HORAS. A soro aglutinação é o mais sensível e específico para o diagnóstico, sendo o método de preferência e o mais recomendado pela Organização Mundial da Saúde.INFORMAÇÕES DO EXAME:
A leptospirose é uma zoonose de importância mundial, causada por leptospiras patogênicas transmitidas pelo contato com urina de animais infectados ou água e lama contaminadas pela bactéria. É uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar desde quadros oligossintomáticos, leves e de evolução benigna a formas graves. A Leptospira interrogans é considerada a espécie patogênica mais importante. Os anticorpos geralmente se desenvolvem dentro de 2-12 dias após o início da doença.A pesquisa de anticorpos da classe IgM por imunoensaio enzimático tem maior sensibilidade que o teste de soroaglutinação microscópica e podem ser utilizados inicialmente como triagem. Se reagentes, devem ser confirmados pela soroaglutinação. A soroaglutinação detecta anticorpos da classe IgM e IgG. A interpretação da soroaglutinação deve seguir as determinações do Ministério da Saúde. São considerados reagentes: a elevaçãode 4 vezes ou mais no título entreduasamostras,com14diasdeintervalo(máximo:60dias); Soroconversão:títuloigualousuperiora1:200,comamostraprévianãoreagente; amostraisolada:títuloigualousuperiora1:800,naausênciadeamostraprévia. Umresultadonãoreagenteemamostracolhidaatéosétimodiadesintomasnão descarta diagnóstico. Os anticorpos da classe IgG pesquisados isoladamente, tem papel limitado no diagnóstico de leptospirose e não são recomendados para diagnóstico.
REFERÊNCIAS:
- Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde - 5. ed., 2021.
- Ministério da Saúde. Leptospirose: diagnóstico e manejo clínico, 2014.
- World Health Organization. Human leptospirosis: guidance for diagnosis, surveillance and control, 2003.
- CDC. Leptospirosis. Disponível em:https://www.cdc.gov/leptospirosis/health_care_workers/index.html. Acesso em 29/06/2022