Cromo Urinário
Instruções para paciente
Não colher em local de trabalho. - Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta.Informar se faz uso de algum medicamento. - Informar se está exposto ocupacionalmente.
Colher a urina no final do último dia de jornada da semana ou no início e final da jornada para avaliar o aumento durante a jornada.
O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório.
Colher urina após retenção urinária de 4 horas. - Lavar as mãos com água e sabão.
Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. - Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente.
INFORMAÇÕES DO EXAME:
O Cromo é irritante e corrosivo para pele e mucosas, devido a sua capacidade de desnaturar proteínas e ácidos nucleicos.
As exposições ocupacionais podem provocar dermatite de contato, eczemas, ulcerações, rinite, asma brônquica e câncer do trato respiratório, uma vez que sua principal via de absorção é a pulmonar.
Os compostos de Cromo atingem o trato respiratório na forma de vapores, névoas, fumos e poeiras, nos seus diversos estados. O Cromo é transportado pelo sangue para vários órgãos e tecidos, concentrando- se, especialmente, no fígado, rins, baço e pulmão.
A dosagem de Cromo na urina é o indicador biológico recomendado pela NR-7 para avaliação da exposição ocupacional ao Cromo Hexavalente (compostos solúveis).
O exame pode ser realizado em amostra coletada ao final do último dia de jornada da semana, ou em amostras pré e pós-jornada para verificar a diferença entre elas.