Cocaína Benzoilecgonina
Instruções para paciente
Detecção após exposição: de 4 horas até 4 dias.A coleta de urina para os exames de drogas de abuso deve ser assistida e pode ser realizada em todas as lojas, desde que seja confirmada previamente a disponibilidade de colhedor masculino para casos de cliente do sexo masculino.
Para realização deste exame é necessário o cliente apresentar um documento com foto e assinatura.
Quando for solicitação judicial não é necessário pedido médico. Deve-se apresentar a ordem judicial que será arquivada como pedido médico.
Se o exame é destinado a concurso público, o pedido médico não é obrigatório. Nestes casos, em substituição ao pedido médico, é obrigatório a apresentação de cópia do comprovante de inscrição do candidato e de cópia do edital do concurso descrevendo a exigência do exame toxicológico.
O preenchimento da cadeia de custódia é indispensável e deve ser devidamente assinado pelo cliente.
A identificação do cliente deve ser feita por meio do nome completo, não sendo possível uso de siglas ou números.
Jejum
Não é necessário.
INFORMAÇÕES DO EXAME:
Neste teste, é pesquisado o principal metabólito da cocaína, a benzoilecgonina. A cocaína é rapidamente metabolizada a benzoilecgonina. A droga e seu metabólito não são armazenados no corpo. Análises em urina apresentam como principais vantagens a facilidade de obtenção e maior janela de detecção quando comparada a amostras de sangue.
Vários fatores influenciam o tempo de detecção de uma substância: a farmacocinética da droga; a intensidade, frequência e duração do uso; via de administração; presença de metabólitos; pH e grau de diluição da urina; e variações interindividuais no metabolismo da substância.
A janela de detecção de cocaína na urina é, em média, de 2 a 4 dias. O consumo de chá de coca pode produzir concentrações detectáveis de benzoilecgonina na urina.
No imunoensaio de triagem para cocaína, a reatividade cruzada é rara, mas os resultados são considerados preliminares. Resultados reagentes devem ser confirmados por método mais específico (Cromatografia Líquida ou Gasosa/ Espectrometria de Massas).
Fonte do Valor de Referência