Instruções do Exame

CEA Antígeno Carcinoembriogênico Líquidos

Instruções para paciente

Não realizamos a coleta do material, pois trata-se de um procedimento médico.
Recebemos o material já coletado.
Exames via convênio:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do(a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
Jejum
Não é necessário.



INFORMAÇÕES DO EXAME:
O CEA é uma proteína oncofetal produzida por uma variedade de carcinomas. A dosagem de CEA em líquidos biológicos pode auxiliar o diagnóstico diferencial entre causas malignas e não malignas de efusões serosas.
Níveis elevados de CEA podem ser observados em efusões secundárias a neoplasias que secretam CEA, como câncer de mama, ovário, pulmão, gastrointestinal e colorretal. Os valores de referência para marcadores tumorais em líquidos biológicos derivados da literatura devem ser utilizados com cautela porque, devido às diferenças entre kits comerciais, podem não ser aplicáveis aos demais ensaios e/ou instrumentos.
Os resultados dos testes não podem ser interpretados como evidência absoluta da presença ou ausência de doença maligna, e devem ser correlacionados com citologia, dosagem sérica de CEA e outras evidências clínicas. Nas análises de líquido pleural, o CEA é provavelmente o marcador tumoral isolado mais útil para adenocarcinomas, mas os pontos de corte reportados variam consideravelmente.
Efusões parapneumônicas complicadas também podem ocasionar elevação dos níveis de CEA. No líquor, podem ser encontrados valores aumentados em pacientes com tumores cerebrais metastáticos. Alguns autores relatam sensibilidade de 31% e especificidade de 90% na detecção de carcinoma metastático das leptomeninges. A dosagem de CEA em líquido de cisto pancreático é útil na diferenciação entre lesões mucinosas e não-mucinosas.
As ferramentas para a diferenciação são os estudos de imagem, inclusive ultrassonografia endoscópica, e a análise do líquido do cisto. A elevação de CEA no líquido é o indicador mais sensível de lesão mucinosa, que apresenta potencial maligno e requer ressecção cirúrgica. Por isso, se a quantidade de líquido obtido via punção aspirativa do cisto for pequena, é recomendado que seja dada prioridade à dosagem desse marcador tumoral.