Instruções do Exame

BAAR Baciloscopia

Instruções para paciente

Condições
Abscessos
Aspirado transtraqueal.
Escarro
Esperma
Lavado brônquico
Leite
Líquidos corporais (pleural, ascítico ou peritoneal, sinovial, pericárdico, amniótico, biliar), exceto líquor (mnemônico específico para este tipo de material).
Punção de linfonodos.
Secreções de feridas
Urina


Os líquidos corporais (pleural, peritoneal ou ascítico, sinovial, pericárdico, amniótico, biliar) não são colhidos no laboratório.
A coleta de escarro deve ser feita em casa (não é colhida nas dependências do laboratório).

Escarro expectorado:
Colher idealmente de 5 a 10 ml em 2 amostras colhidas em dias consecutivos.
Colher preferencialmente em sala aberta e bem ventilada. Colher preferencialmente pela manhã, ao se levantar e antes do desjejum.
Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente.
Qualquer secreção nasal ou saliva, deve ser eliminada. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.

Escarro induzido
lavar vigorosamente toda a boca com uma escova de dentes e salina a 0,85% por 5 a 10 minutos, não usar pasta dental.
Fazer nebulização com salina hipertônica a 3%.
A inalação profunda desta salina resultará na acumulação osmótica de fluido e na irritação da árvore brônquica, com subsequente tosse e expectoração do conteúdo bronco-alveolar.

Urina:
Realizar higiene íntima com água.
Em seguida, colher todo o volume de urina da primeira micção da manhã (mínimo de 40 ml) em frasco limpo de boca larga.
Importante que a urina seja acondicionada em um único frasco com capacidade para o volume coletado. Quando solicitado mais de uma amostra, colher em dias consecutivos (sugere-se um mínimo de três e máximo de seis amostras).
Não aceitamos amostras de urina de 24 horas.

Esperma:

Realização da Coleta:
Nas dependências do laboratório ou em casa.
Não realizamos coleta aos domingos e feriados.
Não necessita de abstenção / abstinência de ejaculação.
A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta.
Não utilizar qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos.




INFORMAÇÕES DO EXAME:
As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, os quais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem a descoloração causada pelas misturas de álcool-ácido usadas na identificação.
A pesquisa é usada no diagnóstico das infecções causadas por micobactérias (Tuberculose e outras formas de infecções), além de auxiliar na monitorização de pacientes em tratamento com antimicobacterianos.
Mesmo com os grandes avanços tecnológicos dos últimos anos, a pesquisa por bacterioscopia para BAAR ainda representa um recurso importante para a detecção precoce e monitoramento terapêutico.