Adenovírus Fezes
Instruções para paciente
Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material.Evitar o uso de antiácidos, laxantes e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 3 dias antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
Defecar em vasilhame limpo e seco.
Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim) e colocar em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, sem liquido conservante, de modo que complete pelo menos meio frasco.
Enviar ao laboratório em até 2 horas.
Para coleta domiciliar:
o frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em uma de nossas lojas ou adquirido em farmácias.
O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar.
Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente, em uma de nossas lojas.
INFORMAÇÕES DO EXAME:
Os adenovírus são uma importante causa de doenças febris em crianças pequenas, mais frequentemente associados a síndromes do trato respiratório superior, como faringite ou coriza, mas também podem causar pneumonia e menos comumente doenças gastrointestinais, oftalmológicas, geniturinárias, neurológicas e disseminadas. Várias abordagens diferentes estão disponíveis para o diagnóstico específico de infecção por adenovírus.
Os ensaios de antígenos virais específicos para adenovírus e os ensaios de reação em cadeia da polimerase (PCR) são usados com mais frequência.
Os ensaios de antígenos são o teste de escolha para a detecção do adenovírus fastidioso tipos 40 e 41 em amostras de fezes. Esses adenovírus entéricos são geralmente ""não cultiváveis"" e uma importante causa de diarreia em lactentes.