Instruções do Exame

Ácido Delta Amino Levulínico

Instruções para paciente

O horário de coleta não é crítico desde que o trabalhador esteja em trabalho contínuo sem afastamento maior que 4 dias.
O exame é realizado na amostra de urina 24h.
Utilizar o frasco âmbar e sem conservante fornecido pelo laboratório para coleta de urina 24h.
A amostra deve ser refrigerada desde o início da coleta.
Não perder nenhum volume de urina durante a coleta.
Se esquecer de coletar alguma urina, interrompa a coleta, despreze o material e reinicie o procedimento.
Não fazer esforço físico durante a coleta. - Manter sua rotina diária.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Mulheres: não fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas 48 horas que antecedem o exame. Além disso, devem colher a amostra fora do período de menstruação.
Orientações para coleta:
1. Ao acordar esvaziar a bexiga, jogando fora esta urina (não armazenar no frasco da coleta). Anotar o horário. Este é o horário de início da coleta.
2. A partir desse momento coletar todo o volume de todas as urinas e armazenar no frasco próprio até completar 24 horas.
3. Às 24 horas se completam no horário que esvaziou a bexiga no dia anterior, e não no horário que começou a coletar a urina.
4. Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma



INFORMAÇÕES DO EXAME:
A norma brasileira adota o Ala-U como indicador biológico para a vigilância de trabalhadores expostos ao chumbo e recomenda iniciar as avaliações biológicas no mínimo 1 mês após o início da exposição.
A ação nociva do chumbo no organismo é precocemente revelada pelos sinais decorrentes da alteração na síntese do heme, causado pela inibição de algumas enzimas utilizadas na síntese da hemoglobina, devido a ligação do metal à enzima ácido aminolevulínico desidratase (ALA-D), causando o acúmulo do ácido delta aminolevulínico (ALA) no sangue e na urina.
Deste modo, a determinação da concentração do ácido delta aminolevulínico urinário (ALA-U) tem sido proposta para o monitoramento da exposição ocupacional ao chumbo, paralelamente aos níveis do metal no sangue (Pb-S).